quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

O que é imortal não morre no final

Obs. O rascunho do texto foi feito mais ou menos na época em que eu vi o filme, há um ou dois meses, mas só agora eu passei a limpo

Ok, finalmente assisti ao Crepúsculo. E gostei! Admito que nunca fui muito com a cara dessas histórias sobrenaturais e que assim que soube que o hit da temporada e mais novo fenômeno literário era sobre vampiros, torci logo nariz. Mas o filme foi legal. A química transborda entre o casal principal. Os atores estavam ótimos e são muito carismáticos. Só não entendi o que o Big Love do House foi fazer lá, quer dizer, ficou muito na cara que ele ganhou o papel no sistema de cotas. E o Volchock não mudou nada. Depois de matar a Marissa, foi atentar outra mocinha indefesa. Enfim, foi bom. Deu até vontade de ler os livros.

Tudo bem, os efeitos foram meio toscos e algumas frases soam bem bregas, mas sabe o que me chamou mais atenção? Não, não foi o ator que fazia o Edward, que estava extremamente gato apesar de todas a farinha na cara.

Foi a atitude totalmente decidida da Bella de querer virar vampira só para ficar com o amado pra sempre. E o “pra sempre” aqui não é usado de forma hiperbólica como a gente fala da boca pra fora, sabendo que o 'pra sempre' sempre acaba. O “pra sempre” é usado literalmente, significando para toda a eternidade, visto que os vampiros são imortais. E como já dizia a sábia Sandy há 10 anos: O que é imortal não morre no final.(Você vê só a ironia: o Robert Pattinson, que interpreta o Edward no Crepúsculo, no Harry Potter fez um personagem que morreu tragicamente. E agora está fazendo um cara que nunca morre! Ha-Ha!)

E é isso que fica martelando a minha cabeça e me tirou o sono. A Bella querer virar vampira da noite pro dia, quero dizer. Me tirou o sono literalmente. Sério. Não consegui dormir pensando um monte de coisas sobre a imortalidade do Edward e nessa loucura da Bella pra que ele morda logo o pescoço dela.

Quer dizer, tudo bem que ela ame o Edward e tudo, mas daí a tomar uma decisão dessas nessa idade não é pouquinho demais?

Twilight feat. Zombiez by ~meru-chan on deviantART
E eu sei que ela está completamente apaixonada por ele, - quem não estaria?- mas ela já parou pra pensar nas desvantagens disso tudo? Tipo, e se ela depois descobrir que ele não era tããão perfeito assim? Digamos que ela descubra que ele é o maior bagunceiro, porque sempre há um amanhã para fazer as coisas, então, ele meio que sempre deixa as coisas que tem fazer pro outro dia.

Aí vai ter que, além de agüentar ele para toda a eternidade, ver todas as pessoas que ela gosta morrerem, ficar se mudando sempre - porque, por mais que a medicina estética esteja bastante avançada, uma hora as outras pessoas vão começar a desconfiar porque ela tem 50 anos de idade e cara de 17. (Imaginei os vampiros fazendo aniversário agora. Haja velinha pra colocar no bolo!) - e fazendo pós-doutorado em Ensino Médio também por toda a eternidade? Isso tudo fora a parte de ficar caçando bichos pra se alimentar!(isso é nojentoooo!) Quer dizer, ela não teria mais vida, apesar de ser imortal! Será mesmo que, como John Lennon entoava, All we need is love?

E não me venha chamar de anti-romântica, porque eu super acredito em alma gêmea, destino, casamento, conto de fadas, etc. Minha prateleira de livros pode provar isso melhor do que eu.

Mas tudo isso é pro resto da vida, não pro resto da eternidade. E quando você toma uma decisão como casar, quer dizer que você quer construir uma vida, ficar com uma pessoa até ficar velhinha, sabe? Só que com eles não tem esse papo de “Eu quero envelhecer com você!”, porque, tipo, eles não envelhecem! Só ficam jovens e lindos e indo pra escola!

E também, sempre há uma segunda chance, você sempre pode voltar atrás, e, por pior que seja, o padre sempre fala: “até que a morte os separe”.(Fico imaginando o Edward e a Bella rindo do padre nessa parte, caso ela vire vampira e case com ele, nessa ordem).

Por outro lado, a situação da Bella é do tipo “Se correr, o bicho pega. Se ficar, o bicho come”. Se ela vira vampira, tem todos esses problemas que eu acabei de citar. Agora também, se continua mortal, tem sempre o risco de ser atacada a qualquer hora, fora que, pensando a longo prazo, deve ser muito deprimente você se olhar no espelho e se ver toda acabada, enquanto o seu amante está lá, com a aparência e o vigor de um adolescente.

E depois que ela morrer? Aí eles vão se separar por toda a eternidade porque o outro não morre. Aí ele ia sofrer horrores também e ia querer morrer e não ia poder.

Cara, que drama! Esse negócio de imortalidade pra alguns pode ser uma dádiva, mas acho que está mais pra maldição.

Quer dizer, qual é a graça disso? Você vive, vive, vive e não chega a lugar nenhum. É até meio, quer dizer, muito deprimente. Como se a vida passasse por você e você não pudesse fazer nada a respeito.

No final das contas, morrer é vital. Eita, paradoxo!

PS. Sério. Ele tinha que morrer de algum jeito! Todos os super-heróis tem algum ponto fraco. Até o Super-Homem, que também é 'imortal', tem algo que possa matá-lo. E os crucifixos? E os alhos? E as balas de prata? Abafa, essas são pra lobisomens. Mas mesmo assim. Não me conformo com isso, não tem jeito. rs

5 comentários:

  1. Pior é que nem dá pra saber se eles serão felizes para sempre, já q ngm vai estar aqui pra ver. Nem mesmo a Stephenie estaria. Sei lá, esse negócio de imortalidade é muito doido mesmo.

    Gostei do post, Li. ;)

    ResponderExcluir
  2. hahaha adorei o post (apesar de nunca ter visto o crepúsculo)
    mas é verdade elisa, essa coisa de imortalidade é um problemão....
    pra bella!!!
    Não pra vc!! que ficou horas sem dormir por causa disso!!
    Mas enfim, pelo menos horas sem dormir resultaram num post criativo.hehehehe
    Bewm essa coisa de imortalidade me lembra aquele filme (o homem bi centenário - e olha que eu nem vi o filme todo heeein)
    hehehe
    é isso
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Tbm nunca vi Crepúsculo (e nem quero , o filme parece ser bizarro ¬¬) , e concordo que imortalidade é uma coisa muito inútil , pra que ser imortal se as pessoas q vc gosta vao morrer? No caso da Bella é uma situação bem menos tragica já q eles vao literalmente viver juntos "para sempre"... mas as desvantagens realmente prevalecem
    Ser mortal é mais legal , vivemos a vida mais intensamente já q ela é curta

    ResponderExcluir
  4. Felipe, o grande drama da série é esse: Bella virará ou não vampira. *SPOILER* Isso só se resolve no último livro qd ela vira vampira mesmo(li o final na internet). Mas até o "felizes para sempre" literalmente falando, é muita tragédia mesmo em torno da imortalidade dele e a mortalidade dela.

    ResponderExcluir
  5. Elisa concerteza, concordo com vc de novo!!!!
    e antes de ver crepuscuo achava q realemtne seria um filme bem inutil ... "a fala sério mas um filme de vampiro" mas esse superou minahs espectativas ... e te contar q realemtne deu vontade de ler o livro!!!
    e pois é ... essa historia de imortalidade ... sem comentarios!!!!
    bju

    ResponderExcluir

Não seja covarde e dê a cara a tapa.
Anônimos não são bem-vindos.
O mesmo vale para os spammers malditos. Se você fizer spam nesse blog, eu vou perseguir você e acabar com a sua vida.
Estamos entendidos?