domingo, 3 de maio de 2009

Aos heróis

Contam nossa história
de tristezas e glórias...
O poema mais bonito que eu já li.
Tudo pra você - Sandy e Junior

*Último texto da Sessão Nostalgia. Escrito na data marcada. Muito do discurso da formatura saiu dele. Dica: prepara o lencinho.

26 de novembro de 2008, lá pras 19h

Acabei de sair do banho. Passei o dia todo me sentindo estranha, querendo botar pra fora tudo o que eu sentia, mas que ainda não tinha conseguido falar. Queria ter começado a escrever antes, mas simplesmente não tinha forças pra isso, até que uma hora atrás, quando a casa ficou vazia e eu fui ao banheiro e lá eu comecei a chorar. E eu comecei a chorar de um jeito que eu nunca tinha chorado antes. E o choro não passava, então entrei no banho numa tentativa de misturar as lágrimas com água e eu não me desse conta de quanto meus olhos estavam derramando. Eu sentia uma dor muito forte, então fiquei ali embaixo do chuveiro até que Deus me deu forças para sair de lá e começar a escrever. Eu tinha que fazer isso. A minha vontade era voltar pra manhã de hoje, ficar abraçando e dizendo que amo você o dia todo. Mas só o que eu posso fazer agora é utilizar das palavras escritas, uma vez que a minha emoção não me permitiu fazer um discurso que expressasse o tamanho do meu sentimento naquela hora.

Além disso, eu já queria escrever algo assim faz tempo, mas sempre faltou o momento adequado para parar tudo s ó deixar o coração falar (parece clichê, mas é verdade).


O curso de Informática é visto como uma ciência exata baseada em códigos binários, onde só há espaço para ‘True or False’ e seus estudantes aprendem como controlar uma máquina. Mas não é bem assim que as coisas funcionam...

Esse curso de Informática do CEFET bem que podia se chamar Informágica, porque não há circuito que explique como tudo isso foi acontecer.

Como é que pode uma Classe toda, que muitas vezes foi tratada como Objeto, ser unida desse jeito, superando as dificuldades, combatendo o mal, ajudando uns aos outros, partilhando de um Relacionamento tão bonito e ainda por cima ser capaz de se comunicar por Bluetooth, só que sem celular?

União + Superação + Amizade + Combate ao mal + Bluetooth? Eu já ouvi isso em algum lugar... Já sei. A Liga da Justiça! Para tudo isso acontecer junto (principalmente a parte do Bluetooth, essa turma só pode ter super-poderes! Não é à toa que é símbolo da nossa camisa.

Falando sério agora. A ciência não consegue explicar esse tipo de coisa. Como o Bira falou, as coisas acontecem por algum motivo e Deus, com certeza, quando estava vigiando o CEFET-NI fez a bondade de fazer um Select nos alunos do Rio de Janeiro que retornou uma Lista com a melhor turma que já existiu. E nessa lista, todos os escolhidos eram Chaves-Primárias do Sistema. E eu só tenho a agradecer a ele por ter permitido que eu fizesse parte desse grupo. Porque realmente, apesar de tudo, esses 4 últimos anos foram sobrenaturais e eu só posso dizer que foram os 4 melhores anos da minha vida.

Quer ver só? Quando eu fiz provas para escolas técnicas, eu queria mesmo era ir para o CEFET-Maracanã. Fiz provas para outras escolas também, mas era nesse que eu queria estudar. Nem sonhava em estudar em NI. Principalmente por ser uma parte bem pra lá de NI, praticamente o fim do mundo. E você vê só como são as coisas: por míseros 3 pontos eu não passei pro CEFET-Maracanã. Uma das últimas meninas que entram na reclassificação de lá não conseguir sequer entrar para a turma do médio daqui(os 30 melhores colocados. Era Ana o nome dela.

Vieram os outros resultados e felizmente além de passar pro CEFET-NI, tinha passado também para o CEFETEQ-Nilópolis(eu moro em Nilópolis). Fiz o improvável e fui pra NI. IF a Ana não estivesse no meu caminho, certamente eu teria ido para o Maracanã, que tinha o curso que eu mais me identificava na época, Info.

Na época eu fiquei chateada e com raiva da Ana, mas depois eu percebi o plano que Deus tinha preparado para mim. Bendita Ana e benditos 3 pontos que não me impediram de ter conhecido vocês e passar os momentos mais inesquecíveis e improváveis que eu já vivi. Parace até aqueles casos de uma pessoa que ia embarcar num avião que depois sofreu um acidente, mas por algum motivo não viajou ou pegou outro vôo. E o pior é que depois de ouvir todo mundo hoje, parece que nossa turma estava repleta de casos assim!

Não estou dizendo que o vôo da gente foi perfeito. Longe disso. Houve muitas turbulências e todos os anos foi uma luta para não entrar numa Estrutura de Repetição. Mas foi muito bom voar com vocês.

Principalmente depois que Deus deu um outro Select, dessa vez nos anjos, para nos dar esperança e aterrizar o avião com a tripulação feliz da vida. Esse anjo era carequinha, barbudo e se chamava Ubirajara(Bira, pros íntimos, rs). E o Bira, como bom anjo que é, acalmou aqueles alunos/passageiros e deu esperança e novo sentido para uma viagem em que as dificuldades deixaram de ser Variáveis e se tornaram Constantes. Obrigada, Bira!

Outro mito em Informática é de que as tecnologias estão sempre em mutação e a gente logo, logo se desfaz delas. Mero engano. Vou guardar esse curso comigo pra sempre no Banco de Dados do meu HD. E creio que esse sentimento seja recíproco em todos os ‘tripulantes’. E é essa a pior parte da despedida. Porque tudo que eu vejo me lembra vocês. Todas as músicas, todos os filmes, tudo que eu leio, tudo que eu vejo eu logo associo a vocês. Numa tentativa de distrair os pensamentos, liguei a Tv hoje à tarde. Estava passando uma reprise do Ídolos do dia anterior e a mulher cantava a música Flores: “Olhei até ficar cansado/ De ver os meus olhos do espelho (...) Chorei até ficar cansado/ De ver os meus olhos vermelhos”. Pareceu até perseguição, mas a verdade é que isso acontece porque vocês já impregnaram em mim.

E depois que vocês já fazem parte de mim, é difícil dizer adeus. È como se eu estivesse me desfazendo de uma parte de mim mesma. Por isso dói tanto. Por isso o choro desesperado no banho e doidinho pra sair de novo.

E como explicar o Looping Infinito nessa efemeridade da Informática? Porque exatamente o que passa na minha cabeça agora é que isso tudo não pode acabar. A gente tinha que colocar esse curso num looping infinito para não se separar nunca. Ao invés disso, temos que encarar o END desse programa. Porque uma vez que ele teve um Begin, ele só iria compilar até aqui devido à existência desse fim.

Para terminar, gostaria de agradecer a Deus por ter feito um Insert de pessoas tão maravilhosas na minha vida, a cada um de vocês por terem alegrado os meus dias, me proporcionando essa experiência fantástica (eu digo ‘fantástica’, porque é quase um conto de fadas mesmo, com todos os seus elementos, Ou vocês não acham aquela mesa cheia jogando UNO fabulosa?), me ensinando à beça não só sobre a matéria (principalmente no início desse ano, um obrigado especial ao Felipe e ao Jonas, que me explicaram coisa pra caramba), mas lições valiosas de lealdade, amizade, determinação, superação, união e muitas outras coisas, e aos professores, que foram muito compreensivos comigo esse ano. (Sem vocês eu não teria conseguido. É sério) e mais uma vez dizer obrigada por terem feito (e fazerem) parte da minha vida e por terem me deixado fazer parte da vida de vocês também.

Amo vocês do fundo do coração,
Elisa

0 comentários:

Postar um comentário

Não seja covarde e dê a cara a tapa.
Anônimos não são bem-vindos.
O mesmo vale para os spammers malditos. Se você fizer spam nesse blog, eu vou perseguir você e acabar com a sua vida.
Estamos entendidos?