sábado, 26 de fevereiro de 2011

3 filmes muito legais que quase ninguém viu

Às vésperas da entrega do Oscar, as discussões que preenchem as conversas de mesa de bar são todas relacionadas à premiação mais famosa da sétima arte.

A Rede Social ou O Discurso do Rei? Sabia que o Javier Bardem conseguiu a indicação só porque a Julia Roberts pediu? É a Julia Roberts, ela PODE! E os apresentadores desse ano, hein? Anne Hathaway e James Franco! Ele está indicado, né? Vai zoar tanto a Anne por causa disso... Vai ser engraçada a cerimônia. E a Anne? Eu ouvi dizer que ela vai ser a Mulher Gato, não é? Aliás, uma sacanagem o Christopher Nolan não ser indicado a Melhor Diretor!

Enfim.

Aproveitando a temporada da cinemania, hoje indico 3 filmes muito legais (muito legais mesmo) de anos anteriores, mas que, injustamente, quase ninguém viu.

Se você parar para pensar, os 3 filmes têm até uma certa correlação entre si, e com um dos assuntos do Oscar 2011, mas isso a gente discute no final...

1. O Grande Truque
Sinopse: Que tipo de segredo levaria você a matar? Neste eletrizante thriller de suspense do diretor Christopher Nolan (Batman Begins, Amnésia), Hugh Jackman e Christian Bale interpretam mágicos cuja rivalidade para ver quem é o melhor, os conduz a mortais decepções. Scarlett Johansson também está no elenco interpretando uma assistente de palco que desempenha importante papel nesta rivalidade. Um elenco coadjuvante brilhante (incluindo Michael Caine e David Bowie) e também com duas indicações ao Oscar® 2007 de melhor direção de arte e melhor fotografia. Uma engenhosa história. Uma assombrosa vingança. Uma vez que você assistiu a O Grande Truque, você gostará de assisti-lo novamente. Mas olhe bem de perto...

O Grande Truque não é um filme para ser visto. É um filme para ser assistido, com toda atenção do mundo, assim como se assiste a um show de mágica, tentando desvendar o segredo por trás do coelho na cartola.

Lançado mais ou menos na mesma época em que O Ilusionista, cujo tema também é a mágica – mas que apela para o lado paranormal da coisa -, O Grande Truque tem uma história muito mais interessante (e que não lembra O Profeta, da Globo) que alia mágica e ciência e coloca o filme com Edward Norton NO CHINELO! Ainda estou para entender porque último fez mais sucesso do que a obra-prima de Chris Nolan.

Mais uma vez, Nolan (diretor e roteirista) brinca com o espectador numa trama entrecortada e intrigante que nos faz ficar discutindo a história por horas e horas a fio e ter vontade de ficar voltando a fita (fita, haha! Mentira, já era DVD quando esse filme saiu) para sanar as dúvidas/teorias ao final da película (quando eu vi esse filme com as minhas amigas, a gente fez isso mesmo. Acho que nunca discuti tanto um filme quanto O Grande Truque). E a cada vez que se assiste, percebe-se quão genial ele é.

E se você ainda não se convenceu, aí vão 4 motivos para você tomar vergonha na cara e ir alugar logo o filme.
1) Hugh Jackman
Precisa dizer mais alguma coisa? Acho que não. Hugh Jackman por si só já é um motivo mais do que suficiente para se assistir o filme. E prestando MUITA atenção. E melhor que Hugh Jackman, vamos combinar... ops, melhor deixar quieto, porque senão eu estrago o filme.

A seguir, comentários para quem JÁ assistiu o filme. Sério! Não leia se você não viu. Eu vou contar o final, de verdade.

[SPOILER]
Quando a gente viu esse filme, logo depois de ficar indo e voltando com o DVD para “desvendar O Grande Truque”, e discutir por mais uma meia hora, fomos jogar uma partida de Jogo da Vida e aí todo mundo, na hora do casamento, casava com a cópia do Hugh Jackman. Porque a gente achou um desperdício aquele bando de Hugh Jackman lá morto com tanta gente precisando.
[SPOILER]

2) Christian Bale
Outro que dispensa comentários. E ele está raivoso do jeito que a gente gosta. Quer dizer, mais ou menos...

3) Scarlett Johansson
Tá bom, tá bom, você é homem e não vai ver o filme por causa da beleza dos protagonistas. Então veja pela Scarlett Johansson, oras!. Eu pessoalmente a acho uma atriz muito sem graça, mas tem quem goste...

4) Chris Nolan
O Grande Truque foi dirigido e idealizado por ninguém menos do que Christopher Nolan: o mesmo dos últimos dois Batmans e do elogiadíssimo A Origem. É impressionante como ele só faz filme bom!
O meu aniversário está chegando, quem quiser me dar um DVD do Grande Truque, eu não ligo não, viu!


Um filme para Mister M nenhum colocar defeito. Pra ficar melhor, só se tivesse narração do Cid Moreira.

2. Obrigado Por Fumar
Sinopse: O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: Obrigado por Fumar "pode acarretar problemas colaterais por provocar excesso de risadas" (Maxim)! Aaron Eckhart estrela no papel de Nick Naylor, um carismático e sexy porta-voz especialista em manipulação a favor da indústria tabagista, que luta para proteger o direito de fumar da nação - mesmo que isso possa matá-lo, e ao mesmo tempo preocupa-se em ser um exemplo para seu filho de 12 anos. Contudo, quando ele provoca a ira de um senador (William H. Macy) que faz campanha para "apagar" os cigarros de vez, os poderes de Nick de "filtrar a verdade" serão colocados à prova. Como Nick sempre diz: "Se quiser um trabalho fácil, vá trabalhar para Cruz Vermelha." Com um elenco "abrasador" que inclui Rob Lowe, Maria Bello, Katie Holmes, Adam Brody e Robert Duvall, esta comédia inteligente e "diabolicamente divertida" (Good Morning America) causa dependência. 
Fonte: http://www.filmesdecinema.com.br/filme-obrigado-por-fumar-3691/

Antes de dirigir Juno, o primeiro filme de Jason Reitman foi esse Obrigado por Fumar. Inteligente, sarcástico e divertido, o filme não é uma mera crítica à indústria tabagista, mas se trata principalmente da arte da retórica e da manipulação de ideias através de argumentos válidos. Afinal, se você tiver os argumentos corretos, nunca estará errado. Geralmente, quando a lista de celebridades no elenco é muita, o santo desconfia. Mas fica tranqüilo porque o roteiro do filme é bom pra caramba. Por isso que todo mundo quis participar.

Os pôsteres desse filme são muito legais. É um melhor que o outro. Olha só aqui.

3. Mais Estranho que a Ficção
Imagine só que você está lá vivendo sua vidinha pacata. Acorda no mesmo horário, pega sempre o mesmo ônibus, vai para o trabalho, volta para casa... Num belo dia, enquanto escova os dentes exatamente do mesmo jeito de sempre, começa a escutar uma voz que narra tudo o que você faz, como se fosse num romance! Não bastasse isso tudo, a tal voz ainda anuncia que você está prestes a MORRER! É isso o que acontece com o auditor da receita Harold Crick em Mais Estranho que a Ficção.

Com a ajuda do professor de literatura Jules Hilbert (Dustin Hoffman) – uma das maiores sacadas do filme - , Harold descobre que ele é o principal personagem de um conto que está sendo escrito e que aquela voz que ele sempre escuta é de Karen Eiffel (Emma Thompson), uma autora excêntrica famosa por matar seus personagens principais de maneiras inusitadas (segundo minha irmã, uma espécie de Nicholas Sparks de saias). E agora Harold precisa arranjar um jeito de achar Eiffel e fazer com que ela pare de escrever antes que ela encontre uma maneira de acabar com ele.

No meio disso tudo, ainda temos Maggie Gyllenhaal como a rebelde e encantadora confeiteira que sonegou impostos e não mede esforços para dificultar a vida do protagonista, que trabalha para o governo.

Um show de metalinguagem. Uma aula de literatura. Sensível, engraçado e original, Mais Estranho que a Ficção pode até ter uma premissa “estranha”, mas que funciona perfeitamente bem, tornando o filme simplesmente genial.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

E aí, conseguiu adivinhar o que os 3 filmes tem em comum?

Todos eles possuem atores que já trabalharam em Batman - Christian Bale (o próprio homem-morcego), Michael Cane (Alfred), Aaron Eckhart (Duas Caras), Katie Holmes e Maggie Gyllenhaal (Rachel Dawes, a namorada do Batman) – de Christopher Nolan, que também dirigiu O Grande Truque e foi esquecido pela Academia esse ano por A Origem.

Pois é, Hollywood é um lugar muito pequeno.

Agora é torcer pra Toy Story 3 (Go Woody e Buzz, ao infinito e além! Sonhar não custa nada, né? Digo, pra melhor filme, porque pra melhor animação, já tá no papo desde a estreia) e se divertir com essa dupla de apresentadores do barulho.


Olha a cara de Mia da Anne nesse vídeo. Muito bom!

PS. Ah, diz que o Hugh Jackman vai participar também! Outro ÓTIMO motivo pra assistir.
PS2. E a Mandy Moore também vai cantar a musiquinha do Enrolados, junto com o Zachary Levi (foi mal, Toy Story. Eu podia até torcer pra sua música também, mas só se fosse 'Hay Un Amigo En Mi'). Quero ver só a Anne apresentando a Mandy Moore. Será que rola piadinha com o Diário? Poxa, filme de princesa da Disney, Anne e Mandy Moore é piada pronta, senhores roteiristas!

5 comentários:

  1. Ahh essa da Mandy Moore cantando no Oscar eu já tinha lido há alguns minutos... Não que eu a ache a melhor cantora do mundo, mas adoro a música de Enrolados e meu olho até brilhou quando li a notícia.

    Quanto aos filmes, eu só vi um pedaço do último, Mais Estranho que Ficção. Acabei saindo correndo e o filme ficou. Vou ver se dou um jeitinho de assistir e comentar depois.

    Enfim, "go Toy Story!". Adoro o filme e adoro uma zebra! /o/

    ResponderExcluir
  2. Oi li ^^
    Não tenho mto o que dizer, mas adorei as suas sugestões de filmes ;D, tanto q nem li o spoiler xD
    Já vi o "obrigado por fumar" mas acho q não vi o filme todo pq não lembro do final =/
    Mas é isso aí :D
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti "Obrigado por Fumar" na faculade e gostei muito! Uma grande crítica ao uso da argumentação para fins inescrupulosos rs. Recomendo!

    ResponderExcluir
  4. Já assisti Mais Estranho Que A Ficção, e tenho que dizer, a sacada desse filme é perfeita, ainda mais quando você começa a assistir o filme sem saber do que se trata! Muito bom mesmo, recomendo bastante! (e vou assistir O Grande Truque, parece se bom :3)

    ResponderExcluir
  5. Já assisti Mais Estranho Que a Ficção, e tenho que dizer, a sacada desse filem foi simplesmente fantástica! Bem original, gostei mais ainda porque comecei a assistir sem saber do que tratava, você se envolve bastante, fica sempre surpreso com a história, muito bom mesmo, recomendo bastante!

    ResponderExcluir

Não seja covarde e dê a cara a tapa.
Anônimos não são bem-vindos.
O mesmo vale para os spammers malditos. Se você fizer spam nesse blog, eu vou perseguir você e acabar com a sua vida.
Estamos entendidos?