sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Vitória e outras vacas

Muito me espantou que tanta gente não conhecesse a Vaca Vitória. Talvez ela seja a vaca mais famosa do universo. E mesmo com uma historinha tão curta, sim, Vaca Vitória é um clássico. Um personagem inesquecível que permeia a cultura popular tanto quanto Chapeuzinho Vermelho!!!!





E agora, Vitória?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou...






De fato, eu ouvi a história da Vaca Vitória pela 1ª vez, no jardim, no alto dos meus 4 anos. A Tia... (Putz, que mancada, esqueci o nome da Tia. Mas é que no meu jardim, as Tias mudavam toda hora, não sei por quê...) tinha acabado de contar a história da Chapeuzinho e aí a turma pediu outra e daí ela veio com essa pérola dos contos infantis.

Era uma vez uma Vaca Vitória, soltou um pum e acabou a história.

É claro que no dia a turma não gostou nada daquilo. A gente queria outra história com princesas, e príncipes e bruxas más.

(Ou será que não foi a Chapeuzinho e sim a Bela Adormecida? Não, acho que foi a Chapeuzinho mesmo).

Cheguei em casa e contei a história da Vaca Vitória pro meu pai, que nem gosta de piadas escatológicas, né? Desde então, Vaca Vitória virou protagonista de um seriado particular aqui em casa, estrelando diversos episódios dos mais variados, mas que sempre acabavam quando a Vaca soltava aquele Pum.

Mas, então, depois da revelação bombástica lá nos comentários blog do Felipe de que não existe Vaca Vitória em Minas Gerais, resolvi realizar o Censo Vitória aqui no blog. O Censo Vitória é uma pesquisa altamente científica e de extrema importância para a sociedade brasileira que visa a aprofundar nossos conhecimentos sobre essa vaca que toma conta do imaginário infantil, pelo menos do Rio de Janeiro.

Olha que vaca mais linda, mais cheia de graça
É ela, malhada, que vem e que passa

Para participar, basta responder aqui (olha que chique, uma enquete externa aqui pro blog! Não sei direito como vou ver o resultado, mas espero que dê tudo certo... Vocês sabem que eu não sou de ficar com essas inventividades aqui no Inútil então, por favor, participem! Créditos ao @danilo_sanches, que indicou o site*)
* Detalhe que a pesquisa é sobre vacas, num site de macacos, mas tudo bem....

Eu divulgo o resultado daqui a mais ou menos um mês, ok?

No meio do caminho tinha uma vaca
Tinha uma vaca no meio do caminho

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mas, ao ler o post do Felipe, lembrei de uma outra história de uma prima da Vitória, que eu tinha achado um absurdo assim que li na apostila de espanhol da 7ª série, e que eu já vinha querendo postá-la aqui há um tempão.

A história vem na íntegra, em espanhol mesmo, porque se eu traduzir de uma vez, vai perder toda a graça. Mas é tranqüilo de ler, olha:
Érase uma vez uma família formada por el papá Pedro, la mamá Consuelo, el hijo Julio y la vaquita Cachita. Eran muy pobres. Cachita queria ayudarlos pues solo la leche no daba para alimentarlos. ¿Qué hacer? Fue a consultar la sabiduría de la lechuza [coruja].

- Tengo una solución mágica que sacará a tus dueños de sus dificuldades y tú, de poquito a poquito, combiarás una vida física y limitada por otra espiritual y completa, sin dolores, sin agustias.
-  ¿Cómo? Explicame, pues quiero hacerlo. Aunque sufra, lo haré.
- Es así: vendes pequeñas partes de tu cuerpo por un buen precio. La magia consiste en que, al seccionar, por ejemplo, tu cola
[rabo] o una pata, será sustituida por otra, invisible a los ojos de todos, menos de tus dueños y de ti. Los demás sólo verán la parte física y se creerán estar teniendo alucionaciones. Los tuyos no sabrán lo que haces y seguirás llevando una vida normal, dejándolos pensar que el dinero que reciben  es una bendición de Dios. Al final, te volverás sólo espíritu y serás un fantasma de la vaquita de ahora. ¿Qué te parece?
- Pues me parece bárbaro. Quiero empezarlo ahorita.
- Beuno, tomate uma de esas pastillas
[pílulas] cada manãna durante siete días y todo se arreglará.

Cachita salió muy feliz. Y al otro día empezó su nueva vida. Sería una VIDA MÁGICA.
La vaquita tomó su premera pastilla y su cola se volvió muy bella. Un vaquero la quiso comprar para transplantar en sua vaca campeona cuya cola se la perdió accidenalmente. Los cuernos
[chifres], comprados por un artesano, se transformarían en objetos de adorno muy valiosos. Las patas fueron vendidas a una fábrica de botones de huesos, y las personas no comentaban otra cosa: “Hay una vaca sin cola, hay una vaca sin patas y que camina como si estuviera entera. Me estoy volviendo loco”.

Después de unos diás vendió el cuero que será transformado en pelotas, sapatos, bolsos, cintorones y alfombras. El pueblo acabó acostumbrándose em sus visiones y la apodaron de Fastasvaca. De la carne se harían embutidos, y charqui. La leche, para hacerse queso, mantequilla, crema y yogur, seguiría siendo propriedad de la familia. La cabeza, sin los ojos y la boca, y esqueleto irían a adornar un mueo. Ahora Cachita ya er sólo ojos y boca. Ésta fue vendida para una empresa cinematográfica que la queí para atraer a los bueyes
[bois] que se huían. Un ojo lo compró un buey ciego. La vaquita era sólo un ojito para ver el mundo y a sua dueños. Y recebió un nuevo apodo [apelido]: Vacaluz. Su ojito, punito de luz, era una estrella, guía y compañera de los solitarios y perdidos en la ciudad. Ellos se decían: “¡Vacaluz! Estoy perdido. ¡Ayúdame!” Y ella nos atendía siempre.

Com justicia, la pequena ciudad pasó a llamarse VACALUZ.

No final das contas, acabei por concluir que Cachita era a vaca do Quico

Aí agora você está pensando: “O que é que tem de mais nessa historinha tão inocente, Elisa?”. Pois é, meu pequeno gafanhoto, ela só parece inocente, porque basta eu dizer o significado de uma palavra para que tudo mude.

Lechuza em espanhol, além de significar Coruja, aquele bicho que é símbolo de sabedoria, também pode ser entendido como a profissão mais antiga do mundo, aquela que fez Bruna Surfistinha ficar famosa.

Analisemos a história com outros olhos agora.

Uma vaca (VA-CA!) pede conselhos para uma lechuza para ganhar dinheiro rápido e fácil. A lechuza, como não poderia deixar de ser, fala: “VENDE O CORPO!!!!!”

Vê se isso é história de criança? Me diz! Errado, simplesmente errado.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Já essa outra vaca aqui embaixo lembra uma outra história, também com uma vaca no meio, e também na 7ª série, mas desta vez sendo contada pela minha irmã.


O livro de Geografia pedia para os alunos se utilizassem de sua criatividade para dar um nome para a Vaca com malhas de Mapa Mundi. Os estudantes deram nomes como Vaca Geográfica, etc. Até que chegou a vez a minha irmã:

- Vaca Muuuuuuundi

GENIAL!!!!!!!! A turma e a professora se estragaram de rir. E ela ficou tipo, “Meu Deus, nem foi tão engraçado assim!” Mas quando ela chegou em casa e me contou a história eu também ri alto durante um tempão. É claro que foi o melhor nome (tinha que ser minha irmã, né?)! Genial, simplesmente genial.

Por hoje é só. Não esqueçam de responder o Censo Vitória (é bem rapidinho, eu prometo!). Mais imagens da Cowparade no Brasil, você encontra aqui. E aqui. É uma mais legal que a outra.

Abs,
Lisa

4 comentários:

  1. Né, também fiquei choquita que existem pessoas que não conhecem a vaca vitória, esse ÍCONE da minha infância, haha...

    Ótimo post! Eu vou lá votar no Censo Vitória agora! ;P

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu ri com a pesquisa da Vaca Vitória. Quero ver o resultado.
    Realmente, essa história da lechuza não é nada infantil.
    A vacas da Cowparade são muito engraçadas. Em BH também teve http://bh.cowparade.com/

    Já contei que o apelido carinhoso (sim, carinhoso) da minha irmã é vaca? Tudo porque um dia ela chamou o namorado com um "môooooo" que mais parecia um "muuuum", um engraçadinho falou que parecia uma vaca e pegou. Antes disso o apelido dela era "pão de fôrma", e antes "ursinhos carinhosos" =P

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Respondi :D
    Poxa, eu li a historinha e pensei "Oin, que fofo". Aí vem esse outro significado e acaba com toda a magia da história! hahahaha

    ResponderExcluir
  4. Pesquisa respondida.

    Não li o texto em espanhol. Imagino que até dê pra entender, mas deu uma preguiiiiça... rs

    Enfim, aqui em SP não conhecemos nenhuma vaca Vitória. Não tivemos infância... uhsauhasuasha Ou sou eu que não conheço. Vai saber, né?

    ResponderExcluir

Não seja covarde e dê a cara a tapa.
Anônimos não são bem-vindos.
O mesmo vale para os spammers malditos. Se você fizer spam nesse blog, eu vou perseguir você e acabar com a sua vida.
Estamos entendidos?