domingo, 11 de dezembro de 2011

Censo Vitória 2011 - Resultado

Olá, amigos! É com muito orgulho que eu venho anunciar o resultado dessa pesquisa de extrema relevância para a sociedade brasileira, o Censo Vitória.


Antes de tudo, gostaria de agradecer aos 15.000 x 10^-3 participantes que nos ajudaram nessa empreitada com vistas a descobrir em que pastos tinha passado nossa amada Vaca Vitória (lembrando que a margem de erro é de 1,5% para mais ou para menos) e depois, devo desculpar-me pela demora na entrega nos resultados. Dito isto, vamos aos dados:

1.    Você conhece a Vaca Vitória?
A 1ª pergunta “Você conhece a Vaca Vitória?” servia de base para toda a pesquisa. 10 pessoas declararam conhecer a Vaca Vitória, enquanto o restante se dividiu entre ter ouvido falar nela pela primeira vez no blog do Felipe e não fazer a mínima ideia de quem era ela.


2.    Como você tomou conhecimento da Vaca Vitória?
A grande maioria teve seu primeiro contato com a Vaca Vitória na escola ou no ambiente familiar. O restante das respostas se alternou entre Amigos, Internet, Já falei que nunca ouvi falar nessa vaca antes e Blog do Felipe, o que não só confirma as respostas da pergunta anterior como revela a falta de espaço na mídia de eletrônica como Filmes e TV, assim como nos Livros e Revistas. O estudo ainda levantou uma dúvida ainda mais intrigante: “Por que a Vaca Vitória não entrou na igreja se a porta estava aberta???”.


3.    Com que idade você ouviu falar da Vaca Vitória pela 1ª vez?
O resultado foi bastante pulverizado com 67% das respostas entre 2 e 8 anos e o restante declarando ter tido contato com a Vaca Vitória somente a partir da adolescência.  O que ratifica a influência da Vaca Vitória no imaginário infantil, daqueles que a conheceram, ao menos.


4.    Sexo

Dos entrevistados, a grande maioria foi do sexo feminino, somando 80% deles, enquanto os homens representaram apenas 20% da pesquisa. E essa pergunta não acrescentou em nada.


5.    Quantos anos você tem AGORA?
93% dos entrevistados se enquadram na definição de Jovem do IBGE, ou seja, até 24 anos. O restante encontra-se na faixa-etária adulta.


6.    Em que Estado(s) você passou a infância?

Talvez uma das perguntas mais importantes do questionário. A grande maioria passou a infância no Rio de Janeiro (10 entrevistados), enquanto o restante se dividiu entre Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Ao cruzarmos os dados com os resultados das perguntas anteriores, percebemos que a quantidade de carioquinhas é a mesma que já conhecia a Vaca Vitória antes da pesquisa.


7.    Qual o seu nível de escolaridade?
67% dos participantes declararam cursar ou ter cursado parcialmente curso superior, 20% deles concluíram a faculdade, 6% referem-se ao Ensino Médio e 7%, assim como a Copélia, preferiram não comentar.



Com tudo isso, o Censo Vitória chega à conclusão que a Vaca Vitória não pasta fora das fronteiras do Rio de Janeiro. Uma das causas identificadas foi sua ausência de meios de comunicação de massa como livros, revistas, TV e Cinema. A Internet ainda foi lembrada na pesquisa, e pode ser um importante instrumento para espalhar a comovente história de Vitória para o mundo todo. Sua permanência no imaginário infantil se deve principalmente à passagem deste ícone cultural nas escolas e pelos familiares.

Agradecemos mais uma vez a participação daqueles que responderam ao questionário, muito obrigada e tenham um bom dia.

PS. Aproveitando a oportunidade, veio por meio deste informar que o resultado da outra enquete sobre a maneira como o leitor do Inútil se loga para comentar nos blogs. A maioria esmagadora utiliza a Conta Google, com 9 votos (69%), enquanto Outros obteve 2 (15%), e Facebook empatou com Twitter, ambos com apenas 1 voto (7,5% cada). Com isso, fica comprovado que o sistema de comentários do Inútil atende às exigências do mercado e não há necessidade de mudança. Se você se sentiu prejudicado por esta decisão pois geralmente se loga através de outro tipo de conta, sinto muito, devia ter respondido à enquete, então!
PS2 Acabei liberando os comentários para todo mundo, por causa da Roberta, que estava tendo problemas pra comentar, mas se começarem a pintar Anônimos abusados por aqui, vou ter que repensar o sistema. E se eles aparecerem, devo dizer que são muito abusados mesmo, porque já deixei uma mensagem intimidadora na caixinha de comentários. Ah, sim. Ainda tem os spammers, né? Vamos ver como fica...

2 comentários:

  1. Poxa... Não queria te atrapalhar no blog :( mas eu não conseguia comentar mesmo. Enfim, se aparecer algum anônimo mal educado eu vou atrás! haha

    Quem me contou sobre a Vivi foi minha mãe! Sempre senti um misto de pena e amizade pela pobre vaquinha. Sabe-se lá o que ela perdeu com o fim da história... Quantos litros de leite ela poderia ter produzido ou quantos bezerrinhos poderia ter gerado :'( mas se não fosse seu triste fim, ela não seria famosa! :D

    ResponderExcluir
  2. Que atrapalhar o quê, Roberta! Sinta-se lisongeada! Realmente a liberação de comentários já está rendendo spams, não sei como resolver isso ainda. Mas gosto muito dos seus comentários, não queria perder por causa de um problema técnico.

    E se alguém mais tem problemas pra comentar aqui, a hora é essa. Fale agora ou cale-se para sempre, rs! Aproveita que eu estou pensando em mudar. Não é sempre que isso acontece.

    PS. Vivi, hahahaaha!

    ResponderExcluir

Não seja covarde e dê a cara a tapa.
Anônimos não são bem-vindos.
O mesmo vale para os spammers malditos. Se você fizer spam nesse blog, eu vou perseguir você e acabar com a sua vida.
Estamos entendidos?