terça-feira, 2 de abril de 2013

Caos no Bob’s


Quando eu era pequena, sair pra rua era sinônimo de permissão para comer besteira. Pizza Hut, Bob’s, Mc Donalds, Habbibs... Acho que o negócio não era nem os brinquedinhos do kit infantil, porque meus pais nunca foram de comprar o kit que vinha com os brindes mesmo, mas o simples prazer não precisar comer comida de verdade na janta.

Depois que minha irmã ficou doente (há exatos 10 anos) e entrou numa dieta especial que meio que, senão proibiu, restringiu algumas comidas, isso nos afastou do mundo dos fast-foods. Se eu vou ao Mc Donalds duas vezes no ano é muito. E devo confessar que não senti a menor falta.

Nos últimos anos, até que eu tenho ido até um pouco mais por causa desses dias que quando dá 18:00 é só o início do segundo turno da jornada de trabalho. E ao contrário do que eu pensava quando era pequena, hoje eu dou tudo por um prato de arroz com feijão.

Desde pequena sempre preferi o Bob’s ao Mc Donalds, mesmo que o Mc Donalds tivesse brindes melhores. O sanduíche do Mc é muito seco, sem graça. Ao passo que o Big Bob tem aquele molho saindo pelas beiradas, sujando aquela caixinha azul e vermelha. E você sempre pode pedir pra customizar o seu sanduba, tipo "sem cebola ou com mais queijo", que eles não ficam cheios de calafrio como no Mc. E tem um milk shake mais gostoso também.

No entanto, o Mc Donalds tem a melhor batata. Não sei quantos milhões de conservantes eles colocam ali (por favor, vai dizer que vocês acreditam nessas propagandas do Mc que ficam mostrando aquelas plantações maravilhosas?), mas o negócio é que a batata deles não tem comparação. Nunca comi do Burger King (ainda), mas dizem que lá é onde tem o melhor hambúrger.

Então, para um lanche supimpa, a combinação seria: Hambúrger do Burger King, a batata do Mc Donalds e o milk shake do Bob’s.

Mas se você levar em conta a fila das três redes de fast-food, logo você desiste dessa ideia idiota, porque até você conseguir juntar tudo, a batata ou o sanduba já estariam frios.

O atendimento no Bob’s sozinho já desafia o conceito de fast-food. Ele pode até ter o melhor milk shake, mas é só isso mesmo. Não importa a filial, as mesas têm sempre aquele aspecto sujo e os funcionários nunca vão conseguir atender você rápido ou bem.

Não foram poucas as vezes em que me estressei com a falta de pró-atividade de seus funcionários. Pra falar a verdade, o Bob’s é conhecido por esse seu problema operacional de não fazer jus ao rótulo de fast-food, já que nada por lá é rápido.


Mas acontece que teve um dia em eu estava com fome. Desculpe, eu me expressei mal. Eu estava MORRENDO DE FOME!!!! Tinha tido um dia MEGA estressante, ia fazer serão, às 18:00 saí do cliente pra encontrar com a sênior no escritório, e sabia que se eu não comesse alguma coisa, não ia conseguir fazer mais nada e ia acabar jogando alguém pela janela.

Ultimamente tenho até preferido comer no Subway, porque o sanduba é mais gostosinho, mais saudável, a gente se estressa menos, os funcionários são mais atenciosos, mas nesse dia eu estava com um pouco de pressa não queria perder 20 minutos subindo as escadas do shopping e pedindo um Subway. 

Então, espertamente, por já saber desse probleminha operacional do Bob’s, quando desci em frente ao escritório, que tem um Bob’s do lado, pedi o número do telefone, pra pedir Delivery lá em cima. Quando estivesse pronto, depois eu descia e pegava as coisas na portaria, mas não ia ter que encarar a fila, o caixa, os funcionários perdidos, todas essas coisas já conhecidas do Bob’s.

Quando chego lá em cima, ligo pro Bob’s (só lembrando mais uma vez, eu estava MORRENDO DE FOME!):
- Alô, eu gostaria de fazer um pedido, por favor.
- Pedido? Pedido é só pela internet agora.
- Mas eu acabei de pegar o panfleto aí com vocês agorinha.
- Desculpe, senhora, só pela internet.

Eu podia ter pedido pela internet, mas estava com muita fome, e achei um desaforo ter que fazer o pedido pela internet, tendo a parada ali embaixo. Sem contar que, vai saber como essa central de pedidos online funciona, e vai que ele manda pra uma filial lá no fim do mundo e eu fico mais de uma hora esperando um hambúrguer. Quer dizer, não é impossível, é do Bob’s que estamos falando!

Por que, Senhor, a moça não me disse que eles não atendiam pelo telefone quando eu pedi o papelzinho pra ela????

Mito!

Decidi abreviar o sofrimento. Desci pra fazer o pedido pessoalmente mesmo.

E, vou te contar, já tive experiências ruins no Bob’s. Mas sem dúvidas essa foi a pior. (Acho que talvez porque eu estivesse com mais fome).

Quando desci, não tinha praticamente fila nenhuma e fui logo atendida, muito embora desse pra perceber que dos 3 caixas só 1 estava funcionando e esse ainda parecia estar com o sistema travando. Pedi um trio Big Bog. O mais simples possível, já pra não dar problema.

Tinham uns 10 funcionários ali. Mas dos 10 só 3 pareciam estar trabalhando mesmo. Alguns estavam limpando as coisas, outros olhavam para o nada. A gerente não demonstrava nenhum sinal de preocupação. A mulher do caixa brigava com a máquina.

A fila começou a crescer e chegou uma mulher pedindo só o sanduíche. (Nessa hora o caos já se instalava no local, porque já tinha um atraso considerável e ninguém, NINGUÉM, conseguia ser atendido.) A mulher percebeu o caos e reclamou com o marido: 
- É por isso que eu não gosto de vir no Bob’s. Você percebe a diferença do Bob’s pro Mc Donald’s. No Mc Donalds as coisas funcionam. No Bob’s não. Em qualquer unidade, NADA funciona.

Ela reclamou também da falta de higiene dos funcionários que não estavam usando luvas (o marido falou que as luvas tinham sido abolidas porque elas acumulavam mais bactérias do que se eles estivessem sem), e da ausência de um álcool em gel pra eles desinfectarem as mãos então...

E aí eu, que estava cheia de fome, tinha tido um dia horrível, e ainda ia trabalhar até mais tarde, resolvi abstrair. Quer dizer, gente, é o Bob’s! Ao invés de ficar com raiva, comecei foi a rir da situação. Ri da mulher revoltada e mostrei pra ela que na verdade tinha um negócio de álcool em gel sim, escondido ali do lado da máquina do milk shake, ao passo que nem isso a convenceu de que alguém ia usá-lo porque estava muito distante da cozinha. Ri de novo, um sorriso do tipo: “Ah, colega, aí você também já está querendo demais”. Uma coisa é ter a parada, outra coisa é usar. E ela estava reclamando que não tinha... E isso era mentira!

Queria saber quem tem coragem de comer o sanduba com o papel

A mulher já estava arrependida de ter pedido o Big Bob.

E eu logo percebi que devia ter pedido só o sanduíche também, porque tinha uma menina limpando o negócio das batatas e tirando várias queimadas cheias de óleo dali de dentro. E sem a menor pressa. E de um jeito meio nojento mesmo.

E tudo bem que eu tinha pedido o trio, e a batata não ia sair tão cedo, mas não tinham nem se dignado a separar a minha bandeja, pegado o refrigerante, botado o sanduba lá, essas coisas... Eu já tinha pedido tinha uns 10 minutos e os caras nem se coçaram pra COMEÇAR a me atender!!!!!!

Minha irmã falou que na faculdade ela aprendeu sobre uma doença chamada Crise de Ausência, em que a pessoa fica olhando para o nada, vendo a vida passar, sem dar sinal de estar conectada com o universo. Talvez os funcionários do Bob’s tenham Crise de Ausência. Talvez o Bob’s só contrate pessoas com Crise de Ausência. Deve ser alguma exigência, ou coisa assim. Ou talvez essa seja a explicação.

Depois de mais uns 5 minutos, eles montaram minha bandeja e eu tive que avisar que era pra viagem de novo. Mas no fim, consegui levar meu lanche infectado, eu comi e fiquei feliz. O sanduíche já estava meio frio. E a batata, sabe-se lá Deus como tinha sido frita (resolvi ignorar todo o caos que também afetava a cozinha naquela hora e comi assim mesmo). Mas, como dizem, o melhor tempero é a fome, e eu achei tudo muito gostoso, matou minha fome e eu voltei a trabalhar feliz.

É claro que se eu tivesse pedido um podrão da esquina sairia mais satisfeita. Seria mais rápido, mais gostoso, seria mais bem atendida, o sanduíche viria com bem mais coisas, mas eu precisava de um cupom fiscal pra pedir reembolso depois e isso, infelizmente, o podrão (ainda) não dá.

Fico me perguntando como é que o pessoal do marketing deixa a empresa ser alvo desse tipo de piada? Como a marca registrada da cia pode ser o caos que é o seu atendimento? Como é que pode uma empresa desse porte se manter no mercado com essa fama horrorosa há mais de 50 anos?

Depois eles ficam reclamando, se perguntando por que o Subway está crescendo tanto. Hello, no Subway, eles não têm funcionários do mês. Eles têm Artistas do Sanduíche! No Starbucks, você é atendido pelo nome! (E é por isso que no Starbucks você encontra notas de DÓLAR na caixinha da gorjeta!)

Os sanduíches do Subway não vem assim, mas bem que poderiam vir

Costumava dizer que gostava do Bob’s porque ele é mas humano, porque é nacional e até tentei defendê-lo quando a moça o acusou de não ter o negocinho com álcool em gel - coisa que nenhum funcionário o fez na hora, aliás, o que significa 1) que eles sabem que o Bob’s é uma bagunça mesmo, e 2) eles não faziam a mínima ideia de que a parada existia mesmo, hahahaha -, mas depois dessa não dá mais. Não vou dizer que nunca mais como por lá porque “nunca” é uma palavra muito forte e provavelmente vou comer. E se você freqüentar essas redes de fast-food com mais assiduidade, começa a perceber que nenhuma delas atende ao conceito de “comida rápida” mesmo (é claro que nenhuma consegue atingir o grau de incompetência do Bob’s, mas tem algumas que se esforçam!).

Mas agora, analisando friamente a situação, eu lanço outro questionamento: Será que na verdade a junk food não faz mal e o que causa os problemas de saúde é o estresse até ser atendido? Quer dizer, olhe pra mim, comi o negócio provavelmente supercontaminado, contendo tudo o que há de ruim no universo e passei muito bem. O que realmente estava me tirando do sério era a demora pra comer. E nem isso me fez mal, porque eu resolvi ser uma pessoa zen e encarar a situação toda com bom humor, levando em conta o meu dia e tal.

O que nos leva à conclusão que o problema todo não é o Bob’s. São esses clientes exigentes e estressados que eles têm e não entendem que lá as coisas funcionam num ritmo próprio. Eu, hein! Relaxem, gente.

Adorava essa propaganda! Uma vez minha irmã tirou uma foto igual a essa, porque ela é carente, e me agarra igual o milk shake do comercial.

6 comentários:

  1. Já passei por alguns problemas no Bobs, mas nada tão infernal. Inclusive, no Rock in Rio de 2011, a rede de fast food oficial era o Bobs (mas lá funcionou, pq o sanduíche era o hot spot, da sadia).

    Mas uma coisa tenho que dizer: o Bobs aqui do lado do serviço funciona quase sempre direito. Tanto que quando estou com pressa, é lá que vou. Às vezes dá algum problema, mas é raro. E está sempre limpo. Mas o ar condicionado é muito gelado e esfria o lanche.

    =(

    Mas eu continuo gostando. Tipo, eu prefiro o McDonalds pq o Burguer King é longe e eu consigo contar 5 McDonalds num raio de 500 metros aqui na Av. Paulista, mas o Bobs daqui consegue ser mais rápido que todos eles. É quase um universo paralelo...

    ResponderExcluir
  2. Eu desisti do Bob's desde o dia em que fui comer lá e, além da espera monstruosa, o sanduíche veio frio, o refrigerante quente e a batata murcha. :( Gosto do Subway, das cebolas do Burguer King e da salada do Mcdonald's - JURO! Troco a batata por ela feliz da vida.
    Falando nisso, desde o começo do ano que não compro fast food e estou morrendo de vontade!

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente, eu não acho o Bob's nem melhor nem pior que os outros fast foods. Tem sempre alguma coisa bagunçada nesses lugares, e quando a comida vem "fast" mesmo, a gente até estranha! ;)

    Mas que maratona épica pra comer um sanduíche, hein? Hahah...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. eu não gosto de nada do bob´s. burguer king é o melhor. adoro.

    ResponderExcluir
  5. fico imaginando se o D-fens,personagem do Michael Douglas em Um dia de fúria,estivesse presente nesse factídio dia,ele ia abalar as estruturas,literalmente,ia abrir fogo com a sua Uzi em todo departamento do Bob's.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele já fez aquilo tudo num Mc Donalds, imagina só num Bobs!!!

      Excluir

Não seja covarde e dê a cara a tapa.
Anônimos não são bem-vindos.
O mesmo vale para os spammers malditos. Se você fizer spam nesse blog, eu vou perseguir você e acabar com a sua vida.
Estamos entendidos?