segunda-feira, 14 de abril de 2014

Sociedade dos Poetas Mortos

O meu problema é que eu assisti filmes demais. Li livros demais. Ouvi música pop demais.

E tento encontrar resposta e sentido para as situações da vida real nas palavras da ficção. E encontro. Porque faço conexões na velocidade da luz e sempre tem uma frase, um verso, um parágrafo que se aplique.

O meu problema é que eu tenho facilidade de aprender. E tenho uma boa memória. E ao invés de esquecer as mensagens do final, levo tudo muito a sério aquelas histórias de “Seja você mesmo” e “Fazer a coisa certa” e “Você pode ser tudo o que quiser”.

O meu problema é que eu acho que posso mudar o mundo. Sozinha. E fico acreditando que eu posso ser a exceção à regra que protagoniza o filme. E fico querendo desafiar as coisas erradas da humanidade.

Alguns acham que é imaturidade, infantilidade, rebeldia. Mas acho que o meu problema é que eu sou...romântica. Uma romântica inveterada, eu diria.

Daquelas que acredita no amor. Nas pessoas. Nas idéias. Num mundo, senão idealizado, pelo menos ideal. Que detesta injustiça. Que acha não é porque as coisas são assim que elas têm que continuar assim. E que acredita que “o sonho que se sonha junto é realidade”.

Já tentaram me convencer a aceitar o mundo do jeito que é, e que nada vai dar certo no final. E eu quase perdi a fé na vida por me sentir impotente diante da grandeza da covardia do sistema.

E eu logo desisti de desistir. Por que, se a gente deixar de acreditar, qual a graça que tem? De que adianta viver sem esperança? Pra que aceitar a inércia do incorreto quando a gente pode de fato fazer alguma coisa?

E por mais que eu saiba que a vida real não é nada como nos filmes e que eu nunca vou ter a coragem pra dizer tudo o que falam as letras das músicas, sigo acreditando que lá no fundo a gente devia se inspirar mais na poesia como diretriz para alcançar o final feliz.

O meu problema é que eu acredito no final feliz. Sempre.

Mas acho que isso não seja um problema de verdade.

Na verdade ele é a solução.

2 comentários:

  1. Lindo! Acredito que não exista um final feliz... pq não existe um final, mas existe a felicidade. Então acredito em momentos felizes que se tornarão eternos!

    ResponderExcluir
  2. O final feliz nem sempre é o final. Ás vezes, você está tao feliz e pensa "a vida eh tao boa". Mais ela n eh. No melhor momento da sua vida, a Vida vai te dar uma rasteira e vc vai cair de cara na lama. Mais o importante eh q vc se levante, se livre da lama e siga a diante, ou a lama vai virar areia movediça e vc vai afudar.

    ResponderExcluir

Não seja covarde e dê a cara a tapa.
Anônimos não são bem-vindos.
O mesmo vale para os spammers malditos. Se você fizer spam nesse blog, eu vou perseguir você e acabar com a sua vida.
Estamos entendidos?